Terapias Holísticas: o autocuidado que pode fazer a diferença! - Beauts

Terapias Holísticas: o autocuidado que pode fazer a diferença!

As terapias holísticas trazem alternativas naturais de autocuidado, e podem te ajudar a alcançar o verdadeiro bem-estar. Venha conhecer mais sobre elas!

Cuidar da saúde também significa cuidar do corpo e da mente, e as terapias holísticas podem te ajudar nisso. 😮

Com técnicas naturais milenares, elas estão ganhando cada vez mais adeptos, e ajudam a curar não apenas as doenças, mas os traumas e outros fatores que podem contribuir para o seu adoecimento.

Além disso, também é uma forma de compreender mais sobre si mesmo, e encontrar maneiras de aumentar o seu bem-estar.

Ficou interessado? Então vem com a gente conhecer mais sobre as terapias holísticas! Entenda como elas funcionam e como escolher a abordagem perfeita para você. 🥰


O que é terapia holística?

A terapia holística é uma abordagem alternativa que visa promover e cuidar da saúde completa do ser humano.

Nessa modalidade, considera-se mais do que apenas a saúde física. Afinal, nós também sofremos a influência de outros aspectos, como:

  • emocional;
  • energético;
  • ambiental;
  • social;
  • espiritual.

As terapias holísticas se concentram justamente nesse conjunto, buscando aliviar os sintomas e proporcionar a cura integral para determinada condição. 😌

Por exemplo, pessoas que desenvolvem depressão, muitas vezes, apresentam algum evento traumático no passado, que se relaciona com as suas crenças atuais.

Ou, ainda, uma pessoa que passa por muitos estresses na sua rotina começa a exibir sintomas físicos, como dor de cabeça e fadiga.

Nesse caso, mais de uma área se relaciona, e não será possível alcançar o verdadeiro bem-estar sem tratar todas as causas. 😣

Seu princípio surgiu na medicina oriental. Inclusive, muitas das técnicas usadas se baseiam em formas de tratamento chinesas.

Além disso, também trazem uma mistura entre conhecimento prático e científico, para elaborar estratégias que permitam alcançar os melhores resultados no paciente.

Alguns dos mecanismos usados nessa modalidade incluem:

  • métodos de relaxamento;
  • alívio de pontos gatilhos;
  • manipulação de energias;
  • mudanças nos hábitos de vida.

É comum que os profissionais de terapias holísticas também atuem junto de outros especialistas, para trazer mais benefícios para a saúde do indivíduo.


Como as terapias holísticas funcionam?

O trabalho das terapias holísticas se baseia, principalmente, em promover o auto-conhecimento e trazer alívio real para diferentes aspectos da vida do paciente. 

As práticas podem ser aplicadas por profissionais ou de maneira individual, com tratamentos promovidos em casa, por exemplo. 😊

Dessa forma, o paciente pode se sentir mais a vontade para explorar suas virtudes, traumas e emoções, a fim de entender os sinais que seu corpo está enviando.

Uma vez que se encontra o equilíbrio entre o corpo e a mente, o paciente pode vivenciar alívio nos seus sintomas.

Além disso, é possível unir a terapia holística com outros tratamentos, como atendimento psicológico. 🥸

A intenção é reduzir a necessidade de remédios manipulados, utilizando práticas orgânicas e naturais para promover o bem-estar.

Muitas das práticas não possuem contra-indicações, e podem ser realizadas diariamente, até que se alcance o resultado desejado.


Para que servem as terapias holísticas?

As terapias holísticas servem para tratar todas as causas e sintomas que podem estar adoecendo o corpo e a mente. 😵

Ela também busca equilibrar outros aspectos da saúde, considerando além do físico, como as emoções e os pensamentos.

Isso permite que o paciente se sinta mais conectado consigo mesmo, e entenda o que seu sistema está tentando dizer quando ele adoece, por exemplo.

Ainda, as terapias holísticas também visam promover um estilo de vida mais saudável e positivo, trabalhando com práticas que ajudam o indivíduo a alcançar seu bem-estar mais rapidamente. 🙂

Atualmente, é possível tratar uma série de enfermidades com essa modalidade, desde sintomas emocionais, como ansiedade e estresse, até doenças físicas, como dores crônicas.


Tipos de terapias holísticas

Existem vários tipos de terapias holísticas, baseadas em uma série de tratamentos, além das suas ramificações.

No entanto, existem alguns métodos mais conhecidos, e que podem ajudar com diversos sintomas. Vem conhecer alguns deles:

Acupuntura

A acupuntura é uma forma de terapia holística bastante conhecida. Vinda da Medicina Tradicional Chinesa, ela consiste no estímulo de pontos energéticos do corpo com o uso de agulha. 

Diversos médicos tradicionais, inclusive, recomendam esse procedimento para alívio de sintomas físicos. Ela também está descrita no guia de tratamentos do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

As agulhas são inseridas em pontos estratégicos, e promovem a liberação de energia e realinhamento do corpo.

Aromaterapia

A aromaterapia também é uma prática popular, que utiliza de extratos e óleos essenciais para estimular o relaxamento e diminuir sintomas emocionais, como tensão e estresse.

Cada planta e extrato possui suas próprias características, e alguns dos mais usados são:

  • Lavanda: promove o relaxamento, diminui a ansiedade, controla a enxaqueca e a insônia;
  • Laranja: melhora o humor e diminui a sensação de estresse;
  • Sálvia: ajuda no tratamento complementar da hipertensão;
  • Alecrim: estimulante;
  • Hortelã: diminui o estresse.

Além disso, é possível aplicar a aromaterapia de várias formas, com difusores ou aplicando os óleos no ambiente, travesseiros ou no pulso com sprays. 💨

Meditação

Pode ser surpreendente, mas a meditação é um dos principais tipos de terapias holísticas que existem.

Ela tem milhares de adeptos e várias práticas, desde a concentração guiada, até o uso de essenciais para ajudar a relaxar. 😌

Essa prática ajuda a desligar a mente, além de controlar sintomas emocionais que podem adoecer o paciente. 


Como escolher uma terapia holística?

O primeiro passo para escolher a terapia holística ideal para você é definir os seus objetivos.

Muitas pessoas que buscam alternativas de autocuidado utilizam essas práticas como uma forma de se conectar consigo mesmo e aliviar sintomas físicos e emocionais no dia a dia.

Por isso, veja opções que possam te atender e que ajudem a alcançar o seu bem-estar. 

Geralmente, as práticas mais acessíveis são aquelas que podemos fazer em casa, como meditação e aromaterapia nos ambientes que frequentamos no dia a dia. 😙

Você pode, por exemplo, adquirir o spray relaxante Zen e Bem-estar Up da Beauts. Eles são bem convenientes para usar no pulso, borrifar no travesseiro ou no ambiente para aproveitar os benefícios dos óleos essenciais.

Além disso, vale a pena procurar indicações de outros profissionais. Vários médicos podem recomendar tratamentos como acupuntura, para potencializar os resultados.

Seja como for, as terapias holísticas te ajudam a entrar em contato consigo mesmo, e cuidar da sua saúde integral, entendendo o que seu corpo precisa. 😄

Por isso, veja as abordagens que te deixam mais confortável para alcançar o verdadeiro bem-estar.

É possível trabalhar seu corpo e mente para se sentir satisfeito. Venha assinar nossa newsletter com dicas incríveis de beleza e bem-estar. Cuide da sua beleza interior e exterior do jeito certo! 😘

1 comentário

Ingrid Siqueira

Ingrid Siqueira

Olá, gente! Achei esse curso incrível, onde você aprende passo a passo tudo para iniciar no Reiki da forma correta mesmo que você esteja começando do absoluto ZERO. Curso Completo de Reiki do Nível 1 ao Mestrado c/ 4 Certificados, pela ABRATH! https://go.hotmart.com/L80428285W

Olá, gente! Achei esse curso incrível, onde você aprende passo a passo tudo para iniciar no Reiki da forma correta mesmo que você esteja começando do absoluto ZERO. Curso Completo de Reiki do Nível 1 ao Mestrado c/ 4 Certificados, pela ABRATH! https://go.hotmart.com/L80428285W

Deixar um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Ganhe descontos exclusivos, fique por dentro das novidades e garanta um cupom de 10% de desconto 😍